Rio de Janeiro, 24/9/2017
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Carga Horária: 135h
Créditos: 6
Professores:
Carlos Eduardo Feferman
Projeto de Arquitetura III (FAP355)
Projeto de edificações institucionais / Teoria do projeto: Conceituação dos mecanismos projetuais adstritos ao nível da disciplina /Tipos e paradigmas precedentes / Histórico dos edifícios de uso institucional /Os usos e suas interrelações: Conexões, circulações e fluxos; fatores ambientais / Relação entre forma e uso dos espaços / Relação entre o edifício institucional e o contexto urbano /Ação emocional do espaço urbano e exigências culturais / Definição de materiais e detalhes arquitetônicos básicos / Prática do projeto.

Pré-requisitos: Projeto de Arquitetura II (FAP 246), Trabalho Integrado I (FAW 240)
Co-requisito (disciplina a ser cursada simultaneamente): Conforto Ambiental II (FAT 351)

EMENTA:
Projeto de edificações institucionais / Teoria do projeto: Conceituação dos mecanismos projetuais adstritos ao nível da disciplina /Tipos e paradigmas precedentes / Histórico dos edifícios de uso institucional /Os usos e suas interrelações: Conexões, circulações e fluxos; fatores ambientais / Relação entre forma e uso dos espaços / Relação entre o edifício institucional e o contexto urbano /Ação emocional do espaço urbano e exigências culturais / Definição de materiais e detalhes arquitetônicos básicos / Prática do projeto.

TEMA:
O tema para a disciplina de PA 3 é uma Escola Municipal que atenda às três séries do 1º ciclo e duas séries do 2º ciclo.
Durante o período letivo de 2007 as disciplinas-tronco de Projeto de Arquitetura do Departamento de Projeto de Arquitetura (DPA) têm como área de estudo a Cidade Nova, na cidade do Rio de Janeiro.
No caso de PA3, considerando a disponibilidade de áreas livres para a implantação de uma escola na Cidade Nova a escolha recaiu em um terreno situado na Praça Onze próximo à estação do Metrô, hoje ocupado por um estacionamento.
A temática proposta para a disciplina envolve a elaboração de estudos e projetos de uma unidade de ESCOLA MUNICIPAL. Em linhas gerais estes estudos deverão ser realizados a partir da reflexão sobre o contexto urbano e sobre as transformações experimentadas pela vida urbana neste início do século XXI e seus reflexos sobre a cidade e sobre a arquitetura. A especificidade do tema exigirá também alguma compreensão de teorias pedagógicas, bem como de suas respostas arquitetônicas.

OBJETIVOS

1. Objetivos gerais
- Analisar projetos de arquitetura para projetos institucionais;.
- Elaborar projetos de arquitetura para projetos institucionais.

2. Objetivos específicos
- Estudar o espaço e os elementos da arquitetura de uso educacional;
- Conhecer os mecanismos projetuais relacionados com a edificação para fins educacionais;
- Analisar tipos e modelos paradigmáticos de escolas;
- Relacionar partido projetual com contexto cultural e geográfico do sítio;
- Relacionar a forma e os usos dos ambientes do edifício escolar com as práticas e políticas pedagógicas;
- Relacionar forma, função, técnica e cultura na resolução de projetos de edificações para o ensino;
- Formular programas para projetos de escolas em um determinado
contexto físico e temporal;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de projeto de escola municipal de ensino fundamental (1º ciclo e parte do 2º ciclo).

Bibliografia
DUPLAY, Claire & Michel. Méthode illustrée de création architecturale. Paris, Le Moniteur, 1982.
GAUZIN-MILLER,D. Arquitetura ecológica. Barcelona, 2002
HERTZ,John B. Ecotécnicas em Arquitetura – como projetar nos trópicos úmidos, Ed. Pioneira, São Paulo , 1998
JENCKS, Charles. Arquitetura tardomoderna y otros ensayos. Barcelona, G.Gili, 1982.
PEVSNER, Nikolaus. Historia de las Tipologias Arquitectonicas. Barcelona, G.Gili, 1980.
PORTOGHESI, Paolo. Depois da arquitetura moderna. Lisboa, martins Fontes, 1982.
RAMÓN, Fernando. Ropa, sudor y arquitecturas. Madrid, H.Blume, 1980.
TUTT, Patricia & ADLER, David. Proyectos - Manuales A.J. Madrid, H.Blume, 1985.
VENTURI, Robert. Compexidad y contradicción en la arquitectura. Barcelona, G.Gili, 1978.
XAVIER, et al. - Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro, São Paulo, Pini, 1991.

Material Didático
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